
Os lagartos Uta stansburiana são naturais da costa do pacífico da América do Norte. Os machos desta espécie são divididos em três grupos, de acordo com características genéticas de aparência e estratégia de copulação: os lagartos de papo laranja são maiores e mais fortes, territoriais, brigões e não cuidam muito de suas fêmeas. Os de papo azul são um pouco menores, territoriais, cooperativos e cuidam de suas parceiras. Os de papo amarelo têm o tamanho e o padrão de cores de uma fêmea, e usam isto para se infiltrarem nos territórios de outros machos e copularem oportunamente. Desta maneira,
- Laranjas tomam fêmeas de azuis a tapa, mas são facilmente enganados por amarelos.
- Azuis ficam mais tempo com as fêmeas e por isto não são enganados pelos amarelos. Mas são saco de pancadas dos laranjas.
- Amarelos dão boladas nas costas dos laranjas, mas se dão mal com os azuis.
Assim, cada grupo de machos tem características que vencem um grupo rival e perdem para outro, como no jogo de pedra, papel e tesoura. A população dos três grupos em média é a mesma, mas varia bastante em função do tempo. Geralmente, um grupo domina o sistema a cada 4-5 anos. Enquanto isto, o grupo que o vence vai crescendo em população até tomar a liderança, e assim segue o ciclo num equilíbrio de Nash.
Ah, sim. Só escrevi isto tudo pra citar o Nash no final.
E você, se fosse um Uta stansburiana, que tipo de macho você seria?
Eu seria um lagarto do papo tudo.
ResponderExcluirE Nasty é o novo Nash.
Eu seria um camaleão, do tipo que muda de cor de acordo com a oportunidade. Amarelo, azul, azul, vermelho, azul, amarelo, laranja, laranja, azul, amarelo etc. Tipo assim.
ResponderExcluir