O caos e a ordem, Yin e Yang, a contradição... Um não existe sem o outro e, apesar da óbvia oposição, são iguais em natureza.
Na matemática, a Teoria do Caos descreve o comportamento de sistemas dinâmicos, ou seja, sistemas que evoluem com tempo e, cujas dinâmicas são altamente sensíveis as condições iniciais. Mudanças sutis nas variáveis iniciais podem gerar resultados completamente diferentes... O EFEITO BORBOLETA.
O comportamento dessas variáveis pode parecer aletório pela diversidade e imprevisilidade dos desdobramentos. Mas, invarialmente, segue regras, as mesmas de sistemas com relativa estabilidade. O clima, por exemplo, é um sistema caótico cujas regras e variáveis tentamos dominar, sem sucesso definitivo. Um peido bem soltado em Quixeramobim pode causar uma nevasca em Madagascar. AHH o efeito borboleta!
A simples percepção entre o que representa um sistema caótico e um sistema determinístico depende do grau de conhecimento da sua previsilibilidade. Nem todas as leis da natureza são conhecidas e a próprio fato de sermos seres humanos nos impede de atingir a plenitude da razão.
Tudo oque sei é nada sei. Fodam-se as borboletas sua matemática profana!
Na eterna busca pela iluminação, sou apenas um aprendiz. Entre textos e conversas, mendigarei migalhas de conhecimento para então, vislumbrar um relance do caos dentre os mistérios que me rodeiam.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
vejo q nós que inventamos esse tal de Caos... E peço q ele nao nos engula!
ResponderExcluir